CONEN BAHIA

CONEN - COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS-FÓRUM BAHIA

segunda-feira, 23 de julho de 2012

SEMINÁRIO MULHERES NEGRAS MALUNGUS PB 2012 MÍDIA


Seminário:

Mulheres Negras, Uma Questão de Raça, Classe e Gênero 25 de julho - Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha Entre os dias 19 e 25 de julho de 1992, mulheres negras de mais de 70 países reuniram-se em San Domingo, na República Dominicana, para a realização do 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe. Foi a partir desse encontro que se instituiu o dia 25 de julho, como o Dia Internacional da Mulher Afro-latino-americana e caribenha, pela ONU. Definiu-se que este dia seria o marco internacional da luta e resistência da mulher negra. Desde então, vários setores da sociedade têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de raça, classe e gênero vivida pelas mulheres negras latino-americanas e caribenhas.
No Brasil, ainda que consideremos as conquistas no inicio deste século XXI, a exemplo da criação da
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e da Lei nº 12.288 de 2010 do Estatuto da Igualdade Racial, junto ao governo federal, com avanços significativos para as transformações nas relações de raça/etnia, de classe social e de gênero, ainda é preciso lutar para que as políticas públicas se efetivem, especialmente nos âmbitos estaduais e municipais, no combate ao racismo institucional, haja vista os dados estatísticos oficiais, que denunciam a dura realidade da desigualdade sócio - racial que ainda se encontra a população negra, em especial as mulheres negras, onde resistem como estudantes, trabalhadoras, companheiras, mães e ativistas em todos os níveis de poder, em defesa dos seus direitos, das suas famílias e comunidades, pela cidadania e a vida.
Portanto, para refletirmos sobre a situação da mulher negra no atual contexto sócio-político,
econômico e cultural na Paraíba e fortalecermos a luta das mulheres negras, convidamos você, sua família e comunidade em geral, para participar do Seminário: Mulheres Negras, Uma Questão de Raça, Classe e Gênero, no dia 25 de julho, a partir, das 9h00, no Auditório da Faculdade de Direito da UFPB, na Praça João Pessoa – Centro, em João Pessoa e, no dia 26 de julho, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, Centro, em Alagoa Grande.
Sejam bem Vindas/os!
O Seminário terá como palestrante a Historiadora e ativista mineira Cleide Hilda Lima de Souza -
Conselheira do Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CNPPIR), representante da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), junto a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), órgão vinculado a Presidência da República. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas durante o credenciamento que terá início às 8h00.
O evento é uma realização da Malungus - Organização Negra da Paraíba e da Associação dos
Moradores do Quilombo Caiana dos Crioulos, entidades do movimento negro, representantes da
Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) na Paraíba, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o Instituto Federal de Educação e Tecnologia – Campus João Pessoa (IFPB-JP), com o Grupo GRAFSET, com a Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) e com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR). Informações pelo e-mail: malunguspb_org@hotmail.com ou
pelo telefone: (83) 8709-6319.

Nenhum comentário: